sexta-feira, 21 de março de 2014

Lyon, França

Bem, depois de um mês, vamos lá prosseguir com o passeio em Lyon. Afinal, não vejo a hora de postar sobre 2014 e minhas aventuras de inverno suíço. Mas vamos por partes.

O sábado foi reservado para conhecer a cidade. Refizemos todo o trajeto da sexta-feira à noite, mas agora à luz do dia para visitar os pontos turísticos, pois embora Lyon não seja uma cidade tão conhecida e popular para turismo, existem muitos lugares atrativos e turísticos sim, ainda mais em plena Fêtes des Lumières.

Começamos pela Place Bellecour, que tem a estátua do Luís XIV em seu cavalinho. A praça é, além de tudo, uma das maiores praças pedestres da Europa (de acordo com nosso amigo wiki). Seguimos para a Velha Lyon (Vieux Lyon), passando pelos rios Ródano e Saône. Na Velha Lyon, os principais atrativos são os traboules, passagens no interior dos prédios que permitem passar de uma rua a outra. Grandes aliados nos períodos de guerra. Nas imediações, há várias lojinhas para compras de souvenirs. O bairro é também indicado para se conhecer a culinária local. Há vários restaurantes por ali, mas infelizmente, não tivemos a chance de conhecer nenhum. Estavam todos lotados e alguns já com aviso na porta que não havia mais atendimento para aquele dia. Ou seja, ficamos sem almoço. Por isso citei no post anterior sobre visitar Lyon durante a Fêtes des Lumières. Algumas coisas são praticamente impossíveis, como conseguir vaga em restaurantes da Velha Lyon.







Ainda em Vieux Lyon, visitamos a Catedral de São João Batista, uma construção linda que data do século XIII. Vale muito a pena entrar, conhecer, rezar um pouco. Dali, caminhamos (e muito!) para o teatro romano (Theatres Romains de Fourvière). A caminhada cansa, mas a visita é simplesmente impagável! Além de entrada gratuita, você se depara com uma paisagem maravilhosa: além da vista da cidade, a construção toda em pedras é deslumbrante! E em pleno estado de conservação! Cenário maravilhoso para fotos, claro!






Continuando a peregrinação, chegamos à Basílica Notre Dame de Fourvière. Não consigo descrever a maravilha dessa igreja. Fiquei admirada com tamanha beleza. E mais ainda, emocionada com a devoção dos visitantes. Afinal, era a festa da Imaculada Conceição. A Igreja estava linda e repleta de fiéis devotos de Nossa Senhora. Difícil conter a emoção! Pra completar, ela fica situada no alto de uma colina e oferece uma das mais belas vistas de Lyon.





A fome estava apertando, afinal, estávamos sem almoço, já que nenhum restaurante havia nos aceitado. Fomos então para a estação Part-Dieu, que abriga o shopping da cidade. Apelamos para uma bela pizza e, claro, um bom vinho. Como já mencionei, não tivemos uma noite feliz na FL. Tudo muito cheio e tumultuado, o que nos fez desistir de presenciar as outras apresentações que havíamos selecionado. Sem contar o frio que fazia, né? Optamos então por voltar ao hotel e lá, no aconchego do aquecimento, tomarmos um vinho e repormos as energias para o dia seguinte, que conto no próximo post. Voilà!

Nenhum comentário:

Postar um comentário