quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fribourg, Suisse

Uma opção que sempre é possível, seja no verão, seja no inverno, é viajar pela Suíça. As cidades são próximas e sempre tem alguma coisa pra conhecer. Acho até que temos explorado pouco as cidades ao redor e queremos aperfeiçoar isso ao longo do ano de 2014. Mas, em meio ao inverno desse ano, aproveitamos um domingo que não tínhamos nada programado para conhecer a cidade de Fribourg. Sempre via fotos no programa de previsão do tempo e achava a cidade muito bonitinha. E é verdade.

Fizemos esse passeio no dia 9 de fevereiro e ele nos proporcionou vários aprendizados. O primeiro foi sobre a previsão do tempo. Como fomos de última hora, demos uma olhada na previsão do tempo antes de sair de casa pra ver como estaria por lá - mais pra termos uma ideia do que esperar. Apareceu um símbolo que nunca tínhamos visto, mas lá fomos nós assim mesmo. Quando chegamos em Fribourg, descobrimos o que aquele símbolo queria dizer: sol, chuva, neve, vento e muuuuuuito frio! Tudo junto, misturado e ao mesmo tempo! Conclusão: não deu pra fazer muita coisa, pois o clima não deixou. Tiramos algumas fotos da Universidade de Fribourg e do centro da cidade, visitamos uma igreja e o resto do passeio se limitou a voltinhas de carro indicadas pelo GPS. O vento do lado de fora era cortante e ainda trazia a neve pra piorar.




Portal da Igreja de Saint Nicolas de Myre

Conseguimos também algumas fotos legais do alto da cidade, o que fez o passeio valer a pena. E aí vem outro aprendizado: planejamento! Saímos sem nos programar e não sabíamos nem o que conhecer em Fribourg. Acho até que teremos que voltar lá um dia. Pelo menos agora já sabemos interpretar a previsão do tempo...



Almoçamos em um restaurante bem suíço (devido ao atendimento), mas de comida italiana. Um risotto delicioso servido em um gigante queijo Gruyère. Pena que me esqueci de fotografar. Eu queria, na verdade, comida típica suíço-alemã, já que a cidade de Fribourg está em um cantão de cultura dupla: trata-se do cantão Fribourg (o nome é o mesmo), que tem tanto influência francesa quanto alemã. Mas esse restaurante ficou para uma próxima também.

Outra curiosidade: é por causa da cidade de Fribourg, na Suíça, que existe a cidade Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Foram imigrantes suíços que fundaram a cidade brasileira, colocando nela praticamente o mesmo nome para sempre se lembrarem de sua pátria.

Bem, Fribourg foi isso. Aprendizado para planejarmos mais os passeios pela Suíça e decifrar melhor a previsão do tempo. Mas em compensação, tivemos contato com uma paisagem linda das construções que a cidade abriga. No fim das contas, valeu a pena. O próximo post será o último da saga inverno suíço e trará o meu passeio preferido. Não percam! Na sequência, Roma... mia bella Itália! Afinal, é pra lá que eu vou pra passar o feriado de Páscoa! Então, até a próxima e... Voilà!

Paisagem de inverno: árvores secas.

E olha a chuva vindo lá...



Nenhum comentário:

Postar um comentário