segunda-feira, 29 de julho de 2013

Unhas postiças de adesivos



E chega o prometido primeiro post sobre beleza!


Bem, desde que vim pra cá, sabia que um grande desafio seria cuidar das unhas. No Brasil, é cultura feminina fazer as unhas semanalmente, esmaltar, etc e tal. Na Europa, a coisa é um pouquinho diferente, e já tinha observado isso quando vim aqui a passeio.


Salão de beleza aqui não é nada barato. E olha que aqui na Suíça tenho visto vários! Mas como a fama europeia é de que qualquer serviço como esse é muito caro, optei pelo famoso “do it yourself”, ou seja, faça você mesmo. Há algum tempo, vinha treinando tirar cutículas, esmaltar... peguei algumas dicas preciosas com minha fiel manicure no Brasil, enfim, sabia que teria que me virar.


Descobri que aqui na Suíça as mulheres parecem não ligar muito para isso. Já vi de tudo! Desde unhas bem feitinhas a unhas beeeeemmmmm desleixadas! Fui observando alguns detalhes: as unhas bem feitas são aquelas que apelam para os adesivos ou unhas postiças. E ainda assim é algo bem estranho perto do que estamos acostumadas. Elas colam a unha ou o adesivo com uma distância de alguns milímetros da cutícula. Mais ou menos assim:



Não entendo muito essa forma de uso, pois assim dá pra ver que as unhas são postiças/adesivos. Prefiro colar bem na raiz da unha para parecer que é a minha unha mesmo...




Um dos tipos de adesivos eu já usava no Brasil e até comprei uns quites para casos de emergência. (Esse da foto, por exemplo, achava em farmácias de Campinas por mais ou menos 25 reais. Ele existe em várias cores, vem com 24 unhas de diferentes formatos e cada colagem dura mais ou menos uma semana, a depender do seu cuidado. A remoção é super tranquila, já que é um adesivo). Para quem optar por experimentar, fique atenta com os tamanhos oferecidos, que são três diferentes (pequeno, médio e grande). Eu sempre escolho o pequeno e acho que a unha fica compridinha o suficiente. Mas cada uma tem um gosto, né? É possível cortar e ajustar ao formato da sua unha também. Aqui na Suíça percebi que elas fazem isso. Vi várias unhas de adesivos redondinhas, redondinhas... e no vidro elas vêm quadradas (pelo menos as dessa marca).


Outro detalhe que observei é que elas não ligam muito para a cutícula. Com adesivos ou esmaltes, a cutícula está por ali. Falando em esmaltes, entendi também porque elas não ligam tanto para ele. Esmalte por aqui não é um artigo barato. E olha que tem pra todo lado, desde marcas baratinhas até as mais caras. Até agora, os mais baratos que vi custam média de 8 francos suíços, o que equivale no Brasil a mais ou menos 20 reais (é, o franco suíço é quase tão valorizado quanto o euro).  Comprei algumas marcas diferentes para experimentar e depois comento por aqui. Cometi o grave erro de deixar minha pequena coleção de esmaltes no Brasil, então agora tenho que começar uma nova... rsrsrs... mas logo dou um jeito de trazer os que lá ficaram.


Bem, vou terminar esse post por aqui, mas o assunto unhas não está esgotado. Trago depois uma lista preciosa de produtos que não deixo faltar no meu kit manicure. Voilà!

2 comentários:

  1. Olha que legal.. Aqui (Cássia) só vi adesivos coloridos, desenhos, etc! Logo logo essa moda de adesivos pega e não vai existir esmaltes! Adorei, posta mais :*

    ResponderExcluir