quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Agora sim, Londres!

Confesso que Londres era uma cidade que eu não tinha muita intenção de voltar. Pelo menos por enquanto. Quando fizemos um tour pela Europa em 2011, a visita a Londres foi um pouco decepcionante. Talvez pela expectativa que criei desde mais nova sobre essa cidade. Mas naquela ocasião, depois de ter conhecido Praga e Paris, Londres ficou sem graça. Choveu o tempo todo, eu já estava cansada, meu pé doía, enfim, não foi a melhor experiência de viagem. Claro, achei tudo lindo, mas não saí com aquela vontade de um dia voltar. 

Dessa vez, porém, foi tudo bem diferente! Fiquei simplesmente apaixonada por Londres e quero voltar mais! Não sei se foi o clima de Natal ou o fato de dessa vez estar mais descansada. Além do mais, estou mais adaptada ao frio e às ventanias europeias. Em 2011, visitei Londres em pleno verão e passei frio. Dessa vez, com meus agasalhos "superpowers" suíços, foi tudo tranquilo. Até brinquei que parecia verão em relação à Suíça.

Bem, o Erich, primo do meu marido, mora em Londres há mais de 10 anos e é nosso guia turístico oficial  por lá. Meu cunhado também estava na região por motivos de trabalho. Então unimos o útil ao agradável e nos encontramos para passear durante o fim de semana. Chegamos na sexta à noite e ficamos em um Pub, de leve. Afinal, o fim de semana estava apenas começando.

No sábado, realizei um sonho e fomos conhecer Notting Hill. Sim, aquele charmoso bairro londrino do filme "Um lugar chamado Notting Hill". Mas antes fizemos uma parada obrigatória no Big Ben e aproveitamos que estávamos ali perto para conhecer a Westminster Abbey, famosa igreja em que os príncipes e as princesas se casam. A igreja é linda e vale os 18 pounds da entrada. Infelizmente, não é possível fotografar lá dentro, mas é uma visita que recomendo a todos que forem a Londres. O lugar é extremamente histórico - a construção data de 960 d.C - e abriga túmulos de reis e outras personalidades inglesas. Há ainda homenagens a nomes como William Shakespeare e Lord Byron. Saí de lá maravilhada!




Notting Hill é realmente um lugar chamado Notting Hill. O bairro é lindo e de clima muito agradável. As casas são charmosas e o movimento do lugar é diferente. Não sei se pelo filme, mas andar por Notting Hill inspira romantismo. Nas ruas, há uma feirinha em que se encontra de tudo, desde souvenirs à pratarias. E é essa feirinha que faz de Notting Hill um lugar famoso e desejado pelos turistas (não, a causa de toda a popularidade do bairro não é o filme). Os pubs e restaurantes falam por si só, pois são ambientes tipicamente londrinos.



Foi em Notting Hill que almoçamos e passamos o dia. Voltamos por volta das 17h, mas já estava escuro. Londres, nessa época do ano, tem os dias mais curtos: 16h já começa a escurecer. Mesmo com o friozinho, paramos para um gelatto italiano ali mesmo, em Notting Hill.


Fomos em casa para tomar banho (e só! sem descanso) e seguimos para o passeio noturno: uma festa de Natal que movimenta o Hyde Park durante os meses de novembro e dezembro. A Winter WonderLand foi um dos meus momentos preferidos em Londres dessa vez. Uma festa típica com barracas natalinas, comidinhas gostosas, brincadeiras e música em um ambiente que, embora estivesse lotado, estava simplesmente perfeito. Não é possível descrever tudo da festa, pois não iria transmitir todas as sensações que só podem ser vivenciadas mesmo. Mas recomendo super para aqueles que estiverem ou forem visitar Londres nessa época do ano. Vale muito a pena e a diversão é garantida. Sem contar o fato de que a festa é linda!







 
Curiosidade interessante: a festa tem hora para acabar. Chegamos lá por volta das 19h e já estava lotado. E quando acaba (não me lembro bem se às 22 ou 23h), as luzes se apagam e as pessoas se dirigem para a saída sem demora. Tudo nos conformes da pontualidade britânica.

Bem, o domingo fica para o post seguinte. Mas Londres dessa vez realmente me conquistou. Acho que foi o clima de Natal... Voilà!

Nenhum comentário:

Postar um comentário