sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Roma na Páscoa - primeiro dia*

Ciao, amigos! Eis que finalmente começamos nossa viagem pela Itália e o destino foi a linda e histórica cidade de Roma. Uma viagem que foi planejada e preparada por meses, considerando que foi meu presente de aniversário de casamento em novembro de 2013 - e eu não poderia ter recebido presente melhor! O marido sabe que a Itália é a minha paixão desde pequena. Acho que fruto da descendência por parte dos meus avós maternos. Em 2011, quando fizemos nosso primeiro tour pela Europa, infelizmente não conseguimos incluir a Itália devido ao tempo e às distâncias. Ano passado, realizei meu sonho de conhecer Veneza - viagem super compartilhada aqui no blog! E aí o marido resolveu surpreender: Roma e Cascia para a Páscoa! Melhor impossível!

Minha primeira dica para quem vai a Roma é: planejamento. Trata-se de uma cidade tão rica em história e cultura que, se você não planejar, não consegue ver nem a metade. E mesmo planejando, você sai de Roma com a sensação de que não viu tudo e o desejo de voltar. É simplesmente uma cidade surpreendente e encantadora em todos os aspectos. Tive a graça de voltar lá agora em junho com minha família e espero poder voltar mais. Simplesmente me apaixonei por Roma. Na verdade, acho que é uma química que tenho mesmo com a Itália. Não sei explicar, mas tenho a sensação de estar em casa: o clima, o calor do povo italiano, as construções, o sorvete (ah, os gelattos!), a culinária... tudo nesse país me fascina!

Bem, íamos para Roma em pleno feriado de Páscoa, então o planejamento contou muito, a começar pela reserva do hotel. Reservamos com uma certa antecedência e, como de costume, escolhemos uma região próxima aos transportes públicos. Achamos então um hotel pertinho da estação Termini, o que facilita muito as coisas. Do aeroporto até a Termini é mais ou menos 45 minutos de trem. Dali, caminhamos até o hotel para deixarmos as malas e já partimos para o primeiro passeio pelas redondezas. Era abril,  a primavera já começava a dar seus ares e o clima estava bem agradável. Chegamos no hotel por volta das 18 horas e, como já estava escurecendo mais tarde, ainda pudemos aproveitar o finalzinho do dia e início da noite. Pegamos um mapa no hotel e decidimos caminhar pelos pontos mais próximos. Primeira parada, Praça da República (Piazza dela Republica). Linda, imponente e encantadora! Mas não se deixe enganar pela faixa de pedestres: os carros não param e andar por ali se torna bastante arriscado.

Foto noturna tirada no caminho de volta para o hotel

Ainda na Praça da República, está a igreja de Santa Maria degli Angeli. Ao olhar a igreja do lado de fora, é impossível imaginar o que você vai encontrar lá dentro. Não pude conter minhas lágrimas quando entrei. Em Roma, as igrejas são lindíssimas, de um modo geral. Mas a Santa Maria degli Angeli me encantou de uma maneira muito especial...





Ah! E o teto dela (foto acima) foi projetado por ninguém menos que Michelangelo... E como era quinta-feira Santa, a celebração estava sendo preparada para logo mais. Saí dali com a alma revigorada e imensamente agradecida a Deus por essa oportunidade. E Ele me preparava mais uma surpresa. Caminhamos para a Basílica de Santa Maria Maggiore, passando pelo Teatro dell Opera - uma construção que não impressiona tanto, então vou deixar espaço para fotos da igreja. Ao entrar na Santa Maria Maggiore, a celebração do lava pés estava no fim e o padre passeava com Jesus Sacramentado. Deus e suas delicadezas para minha viagem ser ainda mais perfeita!




Santa Maria Maggiote - vista pela parte de trás do prédio



Depois de tanta beleza, só nos restava um jantar delicioso seguido de um belo vinho para então descansarmos para o dia seguinte. No caminho para o restaurante, uma parada pela Piazza Vittorio Emanuele II. Ali, encontra-se uma construção antiga em ruínas. Infelizmente, como já era noite, a foto não ficou tão boa, mas dá pra ter uma ideia...

No caminho de volta para o hotel, nos deparamos com uma ruazinha muito charmosa repleta de restaurantes e ali escolhemos um para termos nossa primeira refeição em Roma: gnocchi! Claro, acompanhado por um um bom vinho italiano...


Voltamos para o hotel com aquela sensação deliciosa de que o final de semana prolongado estava só começando. E nós já tínhamos visto tanta coisa... Aguardem, pois Roma ainda tem muito, mas muito mais! Arrivederci e... voilà!

*Viagem realizada entre os dias 17 e 22 de abril de 2014.

Um comentário:

  1. É realmente tudo muito lindo mesmo...pude ver um pouco dessa maravilha com vc...bjim, querida, saudade...mammy

    ResponderExcluir