segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Roma na Páscoa - segundo dia*

O segundo dia em Roma não poderia ter sido melhor. Tivemos um roteiro bastante intenso, mas como estava tudo programado, foi perfeito! Como já mencionei antes, planejamento para conhecer Roma é tudo! E como parte do planejamento está a aquisição do RomaPass. Nas minhas pesquisas sobre Roma, descobri que super valia a pena comprá-lo. Trata-se de um bilhete que, a partir do momento da validação, lhe dá direito a transporte público por 2 dias. Além do transporte, o RomaPass pode ser usado para entrar em dois museus, desde que nesse período de dois dias. E a grande vantagem: com o RomaPass, você não pega filas - o que para lugares como o Coliseu faz toda a diferença. Mais informações, romapass.it/.

Começamos o dia então validando os nossos tickets do RomaPass e indo direto para o Coliseu. A fila era enorme, mas com o RomaPass, você entra em cinco minutos. Com a mesma entrada para o Coliseu, é possível visitar o Fórum Romano e o Palatino, construções que ficam ali próximas uma da outra. Isso ocupa mais ou menos metade do dia, mas é um passeio imperdível. O Coliseu dispensa comentários. Está em excelente estado de conservação e você se sente no período dos gladiadores fácil, fácil. É uma visita impressionante que pode ser cansativa. Como o chão ainda é todo de pedra, sapatos confortáveis são indispensáveis. E uma garrafinha d'água é sempre bem-vinda. Era abril, mas o sol de Roma estava bem quente, o que ajudou nas fotos!




Depois de andar por todo o Coliseu, seguimos para o Monte Palatino e Fórum Romano, passando pelo Arco de Constantino - que estava em obras e, portanto, não fica tão bem na foto. O Monte Palatino não é nada mais do que ruínas das casas dos Imperadores. Outro tour impressionante. É ali que o Papa Francisco tem realizado a Via-Sacra desde 2013. Como era Sexta-feira Santa, o Palatino fecharia mais cedo, pois aconteceria ali a Via-Sacra, mais uma vez. Infelizmente, não conseguimos voltar para presenciar esse lindo momento de fé, pois o cansaço falou mais alto. Mas soube que muita gente foi e não conseguiu entrar. Então valeu a pena esperar o domingo para pode ver o Papa - conto isso mais adiante, claro.

Arco de Constantino

Palatino visto do Coliseu

Ruínas - Palatino


A caminhada pelo Palatino também cansa e, com a Via-Sacra que viria logo mais, achar a saída foi um desafio. Quando saímos, já era hora de almoçar e, como avistamos um aglomerado de restaurantes super bonitinhos, fomos almoçar antes de seguirmos para o Fórum Trajano. A hora da refeição na Itália é sempre um momento especial. Então nos deliciamos com nossas pizzas, pegamos um gelatto e seguimos para o Fórum - tudo ali pertinho.


Das ruínas do Trajano, já é possível enxergar o monumento Vittorio Emanuele II e foi pra lá que seguimos. A grande e imponente construção é realmente muito bonita e, estando ali tão pertinho do Coliseu, é parada obrigatória. Em frente, a Piazza Venezia, de onde você consegue fotos incríveis do Monumento.




Do alto do Vittorio Emanuele, tem-se uma vista privilegiada da cidade de Roma, e principalmente das ruínas do Palatino, Fórum e também do Coliseu. A subida é de elevador e custa 7 euros. Infelizmente, o RomaPass aqui não "corta" a fila, mas a subida compensa pelas fotos que se pode tirar de lá do alto.




Dali, caminhamos para o Pantheon, parando em cada igreja que víamos pelo caminho, mas vou fazer um post especial para as igrejas de Roma. Desde que fomos a Veneza, temos o hábito de entrar em toda e qualquer igreja aberta quando estamos na Itália. São todas verdadeiros museus que abrigam lindíssimas obras de arte. Sem contar que aproveitamos sempre para rezar um pouquinho. Então vou dedicar um post exclusivo para essas igrejas mais adiante, ok? Bem, o Pantheon é um edifício da época greco-romana e data do ano de 27 a.C. Fica numa praça super animada e perfeita para mais um gelatto, claro! 


Caminhar por Roma já é um grande tour pela cidade. Saindo do Pantheon, passamos pelo Templo do Adriano e rumamos para a Piazza Navona, umas das mais famosas de Roma, o que não é por acaso. A Navona é simplesmente linda e um lugar super agradável. De todas as praças de Roma, a Navona foi, com certeza, a minha preferida.



O dia estava quase no fim, mas ainda tínhamos dois destinos programados: a Fontana de Trevi e o Quirinale - o palácio da república da Itália e atual residência oficial do Presidente do país. Primeira parada, Fontana de Trevi. Quase caí das pernas! A fonte é tão maravilhosa quanto os sites descrevem - e mais movimentada do que se pode imaginar. Estava lotada! Era quase impossível fotografar a fonte, mas a gente insiste e consegue sempre o nosso lugarzinho ao sol, né? Além do mais, reza a lenda que, quem joga uma moedinha na Fontana de Trevi, volta a Roma. Por que não arriscar, não é mesmo?





Seguimos caminhando para o Quirinale que, para falar a verdade, não tem nada demais. Dali, fomos até as quatro fontes - ou Quattro Fontane, o que também deixou um pouco a desejar. Imaginava uma grande fonte com quatro quedas d'água, mas na verdade são quatro fontes separadas, uma em cada esquina de uma determinada rua - que seguimos ao sair do Quirinale.



Depois de um dia cheio como esse, nossas pernas já estavam pedindo sossego. Então, pegamos rumo para o hotel e, claro, paramos para jantar. Afinal, merecíamos uma boa massa seguida de um vinho para repor as energias desse segundo dia em Roma. No dia seguinte, tínhamos visita agendada para o Museu do Vaticano, mas isso vai ficar para o próximo post. Arrivederci e... Voilà!

*Viagem realizada entre os dias 17 e 22 de abril de 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário