segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bienvenue en Suisse

Desde que tomamos a decisão de vir morar na Suíça, a ideia de escrever é uma ideia fixa para mim. Sempre gostei de escrever, não é à toa que me formei jornalista. A questão é que nunca tive uma inspiração de blogueira. Não sabia sobre o que escrever. Quando meu marido e eu decidimos aceitar a proposta de trabalho para morar um tempo na Suíça, várias inspirações vieram. Hoje faz uma semana que estou morando nesse país e vários fatores me estimularam a fazer o blog: primeiro, minha vida mudou completamente. Além de estar em um país diferente, com uma cultura diferente, uma língua diferente, minha rotina é totalmente outra. No Brasil, trabalhava como professora e assessora de comunicação em um conceituado colégio na cidade de Campinas. Começava a trabalhar às 7h da manhã (chegava ao colégio por volta de 6h40) e só parava às 18h (ou ainda mais tarde!). E isso sem contar o que levava para casa (provas, redações, preparar aulas...). Na Suíça, minha rotina é totalmente outra. Hoje começaram as minhas aulas de francês, que me ocuparão apenas as manhãs de segunda e quarta. Fiz matrícula em uma academia e também começo hoje. Mas... e o restante do tempo? Bem, "cabeça vazia, casa do diabo", já dizia um ditado popular. Por isso a ideia fixa de escrever. Um livro. Um blog. Um diário. Ou tudo junto e ao mesmo tempo!
Outro fator que me estimulou foi o fato de estar longe de muitas pessoas que amo (família, amigos...). Acho que o blog pode ser uma maneira de me sentir mais próxima, pois imagino que essas pessoinhas amadas irão seguir minhas publicações, certo?
E aí vem o terceiro ponto: sobre o que escrever? Comecei a perceber que, morando na Suíça, tema é o que não vai me faltar! Teremos de tudo um pouco por aqui: viagem, moda, beleza, dicas de como se virar em um país diferente sendo mulher (vocês vão entender o que estou dizendo com as postagens de beleza, principalmente), alimentação, enfim, serão os registros das minhas mais diversas experiências aqui em Vevey (ah, sim, esse é o nome da cidade em que estou morando).
E então, para finalizar este primeiro post sem deixá-lo muito cansativo, vou falar um pouquinho sobre Vevey e colocar algumas fotos dessa minha primeira semana por aqui.
Vevey  é uma comuna (mesmo que município, ok? http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_suica) e uma cidade suíça com cerca de 16.000 habitantes. Situa-se na beira do Lago Leman, também conhecido por nós como Lago Genebra. Pertence à região francesa da Suíça e é uma cidadezinha calma, charmosa, de povo muito educado e (sim!) acolhedor. A paisagem natural é única: cercada pelo lago e pelos Alpes, não poderia ser diferente. Bem, as fotos falam mais que as palavras, nesse caso...

  


Como chegamos aqui em pleno verão, estamos experimentando um clima muito agradável, com direito a uso de protetor solar e um leve mergulho no lago. Mas isso eu vou guardar para outro post, assim como a visita que fizemos sábado a Lausanne, cidade vizinha e uma das mais populosas da Suíça. Até a próxima e... voilà!

19 comentários:

  1. Desejo a vocês uma feliz estadia na Suiça !
    Sucesso com o Blog !

    Abraços aqui da Terrinha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carlinhos!
      Grande abraço! Saudades da Terrinha linda... sempre!!!

      Excluir
  2. Ideia fantástica Fer!!! Com certeza vou seguir seu blog para aprender sobre a Suíça e matar um pouquinho da saudades!!! Boa sorte! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa!!!
      Obrigada, Si! Vou amar tê-la sempre por aqui!
      Bjoks!

      Excluir
  3. Adorei lindona! Tenha certeza que estarei acompanhando suas postagens e ansiosas pelas próximas! Afinal, li ali em cima: mergulho no lago!!!! Bjinhus c/ saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      então o "mergulho no lago" funcionou pra despertar a curiosidade... mto bom!!!
      Obrigada, flor, pelo carinho e apoio de sempre! Você é demais!!!

      Excluir
    2. Caaalma, Marcelo... caaaalma... rsrs

      Excluir
    3. Aposto que escorregou e caiu sem querer!!! hahahahaha

      Excluir
  4. Ferr, adorei... E estou ansiosa por posts sobre moda e beleza. Torço muito por você, Felicidades ai :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, linda, obrigada!
      Pode deixar que vou caprichar nos posts de moda e beleza! Aguarde! Beijão!

      Excluir
  5. Ahhh...estou aqui seguindo sua nova vida... Bom, estou confusa com algumas coisas. Como já havia te dito a vontade de irmos prai em julho do Ano w vem é mto grande, porém comprar passagem e descer inde? O q fazer num aeroporto onde não vamos entender nadinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, amore, vou amar se vocês vierem mesmo! Bom, prometo um post detalhado de como chegar aqui. Altas dicas! rsrs
      amo muito! pra sempre e infinito! saudades!

      Excluir
  6. Ah, Fê! Que danada! Já estava com a mudança programada antes de eu sair da Seias?
    Mas é ótimo ter contato com você por aqui.
    Eu e meu namorido vamos pra Índia na primeira semana de Agosto (foi um bololô danado até marcar a data da viagem) e tenho o desejo de fazer reativar meu blog tbm, haha, pelos mesmos motivos que os seus.
    Gostei muito da novidade, viu?!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!
      Bom, na verdade ainda não estava tudo programado não... tínhamos algumas pendências e achávamos que fosse demorar mais... aconteceu tudo bastante rápido. Mas uma hora te conto tudo com calma...
      Então vcs estão indo em agosto? Achei que já tava lá, menina!
      Que bom que gostou do blog e da novidade! Vamos nos falar mais por aqui sim! Mande notícias sempre! E boa viagem! Beijão!

      Excluir
  7. Também, com uma cidade dessas, quem não iria querer escrever?! Só as fotos já deram vontade, e sede. Principalmente sede.
    Escrever, praia e contatos na indústria de doces? Fer, você tá vivendo no paraíso!
    Fica a saudade, a inveja, as boas intenções, e a falta dos tweets... "entusiasmados" com o futebol brasileiro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rodrigo, você sempre tão carinhoso! Estou devendo um pedido de desculpas (que vai publicamente agora). Meus últimos dias no Brasil foram muito corridos e cheios de imprevistos. Mas bom que fica agora o compromisso de dar um jeitinho quando for a passeio... Que bom que está acompanhando o blog! e sim, isso aqui é o paraíso! acho que os tweets poderão ser até mais entusiasmados, né? rsrsrs Mas agora com outra temática! ;)
      Beijos!

      Excluir
    2. Sempre um prazer! Dirija meus parabéns ao seu marido também!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir