quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Roma na Páscoa - terceiro dia*

O terceiro dia era um sábado e estava reservado para o Vaticano. Como disse, planejamento é a chave para visitar Roma. A fila para entrar no Museu do Vaticano chega a dar voltas no quarteirão. Mas se você compra as entradas pela internet e marca seu horário de entrada, é possível evitar essa fila e ganhar bastante tempo nessa visita. Como li sobre isso em blogs, foi o que fizemos. Nossa visita estava agendada para 11h da manhã. A compra é muito simples, através do site http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/.


O Museu do Vaticano abriga, na verdade, uma série de Museus. O lugar é enorme e visitá-lo inteiro leva, pelo menos, 3 horas, tempo esse que não tínhamos disponível. Como era sábado de Páscoa, a Basílica São Pedro fecharia a partir das 13 horas para as preparações para a celebração de Páscoa, no dia seguinte. Soubemos disso a caminho do museu, quando tentavam nos vender uma visita guiada que daria acesso direto à Basílica. Caso contrário, teríamos que sair do museu e enfrentar mais umas duas horas de fila, o que nos levaria a não visitar a Basílica naquele dia. Ficamos um pouco receosos em comprar essa visita guiada ali de fora. Além do mais, já havíamos comprado os ingressos para o museu e a tal visita guiada oferecida pedia mais 25 euros por pessoa. Recusamos e seguimos para a entrada do museu para aguardar nossa hora de entrada.

Ao entrarmos para a retirada dos nossos ingressos, solicitamos a visita guiada do próprio museu. Como estava tudo lotado, quando o atendente viu que éramos apenas dois, nos tirou de cabeça e nos ensinou o caminho que dá acesso direto à Basílica. Camaradagem italiana! E ainda nos disse: "Em um dia como hoje, não tem problema". Santo italianinho! 

Como disse, o Museu é enorme e visitá-lo inteiro, naquele dia, era impossível. Optamos então por um tour rápido, passando por salas que indicavam o caminho para a Capela Sistina, nosso objetivo principal. De lá, seguiríamos para a Basílica. Mesmo fazendo a opção de visita rápida, levamos quase uma hora e meia para chegarmos à Capela Sistina. Mas o caminho compensa. O museu tem um acervo maravilhoso e super recomendo uma parada no jardim. Pena que no dia estava chovendo, mas não deixamos de aproveitar para tirar fotos.







É claro que as fotos na Capela Sistina não são permitidas. Mas realmente foto alguma poderia traduzir a beleza da Capela e de todo o museu. Só fiquei um pouco decepcionada porque não há um ambiente de oração na Capela. É apenas um lugar para se visitar e ver o famoso teto pintado por Michelangelo. Deslumbrante, sim, mas você precisa se espremer nas demais pessoas que visitam o lugar e ainda ouvir alguém clamando o tempo todo por silêncio. Mas, é a Capela Sistina, certo?




De lá, seguimos as instruções do italianinho simpático da entrada e fomos direto para a Basílica São Pedro. Outra visita maravilhosa e impressionante.






Mesmo com a chuva, a praça já estava sendo preparada para o dia seguinte. E fotografar na Praça São Pedro não tem explicação. De qualquer ângulo, a visão é simplesmente linda. As colunas que estamos acostumados a ver pela televisão são ainda mais imponentes de perto. E a Basílica ao fundo, com a janela conhecida pelas aparições do Papa... simplesmente indescritível!







Quando terminamos a visita no Vaticano, estávamos famintos e fomos logo buscar um lugar para almoçar. Os restaurantes aos arredores do Vaticano são muito bons e de preços bem atrativos - principalmente quando comparamos com a Suíça, né? O lugar também é o ideal para as lembrancinhas, principalmente as religiosas - terços com imagem do Papa e afins.

Como voltaríamos ao Vaticano no dia seguinte para a Missa de Páscoa, voltamos para Roma para utilizarmos nossa última entrada em museu com o RomaPass. Escolhemos então a Galeria Borghese, lugar que abriga pinturas de personalidades como Caravaggio, Rafael, Da Vinci, entre outros. O museu fica na Vila Borghese e, mesmo com RomaPass, é bom reservar com antecedência. E é claro que as fotos são proibidas lá dentro, né?




Como ainda estava um tempo de chuva e o domingo seria longo com a Missa de Páscoa, optamos por um jantar novamente próximo do hotel para dormirmos mais cedo e renovarmos a energia para o dia seguinte, o Domingo de Páscoa. Então, até a próxima e voilà!

*Viagem realizada entre os dias 17 e 22 de abril de 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário