sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Domingo de Páscoa em Roma – quarto dia*

Pode parecer loucura ir para Roma em plena Páscoa. Mas digo com conhecimento de causa: vale muito a pena! Roma é uma cidade que está sempre lotada. Na Páscoa, ela só fica um pouco mais. Mas nada que seja desesperador. Como planejamos tudo com bastante antecedência, não tivemos surpresas. E católica que sou, quis logo assistir à Missa de Páscoa em pleno Vaticano com ninguém menos que o Papa Francisco.

É claro que a missa estava lotada, mas em momento algum eu imaginei que fosse diferente. Ficamos um pouco surpresos com o fato de que chegamos lá às 8h da manhã – para a missa que seria às 10h – e já encontramos a Praça São Pedro praticamente lotada. Além disso, fiquei um pouco chateada com o fato de que havíamos pegado no dia anterior as entradas para a missa e elas não fizeram diferença alguma (detalhe: depois de todo um processo feito pela internet, fax, correio e uma grande fila para a retirada). Na hora do “vamos ver” mesmo, essas entradas foram figurantes, pois as pessoas entravam com ou sem o bilhete e para o mesmo lugar. Enfim, fiquei um pouco frustrada, mas logo passou. Afinal, eu ia ver o Papa! E o Papa Francisco!



A missa começou no horário e foi simplesmente linda! A gente se sente em um pedacinho do céu e nem vê o tempo passar. Veio então o esperado momento: o passeio do Papa pelo papamóvel. Como era um dia de movimento maior, ele não parou como o de costume. Além disso, o tempo ameaçava chuva. Mesmo assim foi um momento emocionante e indescritível. Consegui vê-lo bem de perto e filmar (o vídeo está na fanpage do blog, acessem!). Na sequência, a bênção com indulgência plenária! Foi muita graça para um único dia! Sou grata a Deus por cada momento ali vivido!





Sair da Praça São Pedro após a missa é um grande desafio e requer paciência. Por isso uma dica preciosa: tenha sempre uma garrafinha d’água em mãos para não ter pressa e evitar o tumulto. Em abril, Roma já está com um clima mais quente e agradável e a água se torna mais do que necessária. Um chapéu também é bem vindo para evitar o excesso de sol no couro cabeludo. #ficaadica

De posse de um gelatto, caminhamos até o Castelo Sant’Angelo, que fica ali perto.  Lá está o corpo do Imperador Adriano, mas não entramos para visitar. Seguimos o passeio à procura de um lugar para almoçarmos. Paramos em algum restaurante no caminho e nos deliciamos com alguma massa. Vou aproveitar a deixa para um comentário pessoal: os guias turísticos, roteiros e blogs recomendam vários restaurantes, as melhores tratorias e blá blá blá... Bem, eu tenho um pensamento diferente: fujo dos restaurantes mega turísticos e não costumo me arrepender. Ainda mais na Itália, onde a culinária é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A em qualquer esquina. Conhecemos assim vários lugares deliciosos com bom atendimento e sem o tumulto excessivo de turistas em busca do melhor restaurante não sei das quantas. #ficamaisumadica


Depois do almoço, nos dirigimos à Piazza del Popolo (Praça do Povo). Como toda piazza de Roma, ela tem o seu charme. Mas fique atento com alguns passantes que vêm oferecendo rosas, ajudas turísticas e puxando papo (naquele dia, eles vinham desejar Feliz Páscoa). Tudo não passa de falsa simpatia para ver se ganham algum trocado.


Dali, fizemos um belíssimo tour religioso: completamos a visita nas quatro basílicas patriarcais (já tínhamos visitado a Basílica São Pedro e a Santa Maria Maior – ou Santa Maria Maggiore). Fomos então até a São Paulo Extramuros e também a San Giovanni Laterano (ou São João Latrão). Como elas não são próximas, usamos o metrô, mas tudo muito tranquilo. Ambas têm estações bem próximas. E como já disse em outros posts sobre a Itália, cada igreja desse país é um verdadeiro museu. Vale mesmo cada visita. De quebra, a gente ainda reza mais um pouco.

São Paulo Extramuros

São Paulo Extramuros

São Paulo Extramuros
San Giovanni Laterano

San Giovanni Laterano

San Giovanni Laterano
O dia estava no fim, mas ainda passamos pelo Circo Massimo e mais uma igreja: Santi Giovanni e Paolo. Essa última é uma capela antiga no alto de uma pequena colina, mas de clima bem aconchegante. Haveria ali um Concerto de Páscoa e pudemos ouvir parte do ensaio. Lindo, lindo!

Circo Massimo

Santi Giovanni e Paolo
Terminamos nosso dia cumprindo o roteiro com a nossa saga Hard Rock Cafe. Sim, estávamos na Itália e nada melhor do que a boa e tradicional massa, certo? Mas... temos uma saga que envolve conhecer os Hard Rocks ao redor do mundo, por onde passarmos. E lá fomos nós terminar o dia com chopp e costelinha barbecue... Arrivederci, amigos, e voilà!



*Viagem realizada entre os dias 17 e 22 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário