sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Roma: sexto e último dia*

Roma foi simplesmente uma viagem inesquecível! O último dia não nos reservava muito tempo – nosso voo era no meio da tarde, o que nos deixava apenas a parte da manhã para passeio. Fizemos então uma visita fora dos roteiros e dos guias. Uma dica preciosa de uma amiga que, como eu, é apaixonada por Roma e, de todas as vezes que visitou a cidade, ficou maravilhada com o turismo religioso que o lugar oferece. E foi essa amiga querida quem me falou da Tre Fontane (ou Três Fontes), uma igreja pra lá de especial e com uma história fantástica.

Como disse, ela não consta nos roteiros e guias mais populares. Para chegar até lá, pegamos a linha azul do metrô em direção à Laurentina (parada final). De lá, usamos o google maps e as dicas da minha amiga. Há duas quadras da estação, fica uma grande avenida e nela você vai andar (e muito) até chegar a um grande muro que abriga a entrada – totalmente arborizada – da Tre Fontane (quando você começa a chegar mais perto, as placas surgem sinalizando, o que facilita um pouco).

O lugar é calmo e a igreja em si é bem pequena, sem nada de extraordinário. Quero dizer, não é nenhum monumento como as patriarcais que visitamos nos dias anteriores. No entanto, ela tem sim algo de extraordinário relacionado à sua história e aos mistérios da fé. De acordo com a história, ali teria sido o lugar onde São Paulo foi decapitado. Os registros contam que a cabeça de Paulo, ao ser separada de seu corpo, quicou três vezes no chão. Nesses três lugares, nasceram três fontes (daí o nome Tre Fontane). E ali, onde as fontes brotaram, construíram a igreja. É um lugar simplesmente mágico de se visitar. Mistérios da fé e do amor de Deus. Uma visita de arrepiar...



Duas das três fontes
Coluna do martírio de São Paulo










Voltamos para o hotel maravilhados e agradecidos por esse último passeio. Antes de pegarmos as malas e seguirmos para o aeroporto, uma pausa para um gelatto, por favor. No aeroporto, nos despedimos de Roma ainda com uma deliciosa pizza e aquele gostinho de quero mais. Ah, mia bela Itália! Eu volto! E voltei... Mas ainda quero voltar mais! Arrivederci e grazie, Roma mia!

Por enquanto é só, amigos... Relembrar Roma me bateu uma saudade danada... #querovoltar #romalinda. Até a próxima e... Voilà!
*Viagem realizada entre os dias 17 e 22 de abril de 2014. 


Um comentário:

  1. Gatinha, num demora muito pra escrever porque adoramos ler sobre suas viagens. Amooooooo!!! Mammy

    ResponderExcluir