terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fogos de Genève: um espetáculo à parte!


Desde que cheguei aqui na Suíça e comecei a pesquisar sobre as cidades ao redor de Vevey, fiquei louca para assistir à Festa de Genève. Depois que fui até lá e conheci o Jat d’eau então, essa vontade só aumentou. Os famosos fogos que celebram a festa da cidade me convidavam a presenciá-los.


Genève está entre as 4 maiores cidades da Suíça e é, além de tudo, um dos Cantões suíços, abrigando outras 45 comunas (já falei dos cantões e comunas em outro post, certo?). Como cantão, a cidade se dá ao direito de não celebrar a Festa Nacional no dia 1º de agosto. Ela começa a festa alguns dias depois e não poupa fogos de artifício para tal. Neste ano, a festa começou no dia 3 de agosto e teve seu encerramento no dia 10 (me parece que essas datas variam, para acontecer de sábado a sábado). No dia de início, a queima de fogos dura 20 minutos. No encerramento, 55 minutos de fogos com fundo musical. E os fogos acompanham o ritmo da música! Um verdadeiro show!


Fiquei pensando por um tempo em como descrever esse momento aqui no blog. Lá, enquanto assistia, me lembrei de uma cena do filme Gênio Indomável. Na cena, o psicanalista vivido por Robin Williams diz ao personagem de Matt Damon (Will) algo sobre a Capela Sistina que caberia aqui perfeitamente. Depois de Will ser extremamente arrogante em relação a um quadro de Sean (Williams), o psicanalista começa sua fala assim (uma das melhores cenas do filme, na minha opinião): “Então se eu te perguntasse sobre arte, provavelmente você me daria o resumo de todo livro de arte já escrito. Michelangelo, você sabe muito sobre ele. Trabalho, aspirações políticas, ele e o papa, orientação sexual, a coisa toda, certo? Mas aposto que você não sabe qual é o cheiro da Capela Sistina. Você nunca ficou ali e encarou aquele teto lindo; eu já.”


É exatamente assim que me sinto. Eu poderia relatar aqui todas as minhas sensações: as lágrimas que me escorreram durante a primeira música seguida dos fogos, a vontade de ter todas as pessoas que amo ali comigo, naquele momento... as saudades de quem está longe, de quem já se foi... o pensamento agradecido a Deus por me proporcionar tamanha beleza... a brisa leve que batia no meu rosto enquanto presenciava um dos maiores espetáculos da minha vida. Ainda assim, queridos leitores, vocês só saberiam dessas sensações se estivessem ali, vivendo aquele momento. Sentindo o cheiro, ouvindo os estouros junto com as músicas, vendo a magia das cores que se misturavam e pareciam dançar pelo céu de Genève. Na música de encerramento, o misto de fogos e água do jato que só foi ligado naquele momento. Uma imagem que guardarei para sempre em minha memória!


Na impossibilidade de descrever tanta emoção, tanta beleza, fiz alguns vídeos já na intenção de postar aqui. Ideia genial da Hby Andrade quando contei por mensagem que estava indo pra lá. Os vídeos dão pra ter uma noção – pequena – da dimensão de toda essa maravilha. Mas um aviso é importante: os mais belos momentos eu não filmei. Afinal, não sabia se estava em Genève ou em um filme do Harry Potter no momento geminialidades Weasley (nem sei se escrevi certo!). Apenas aproveitei e guardei no meu coração. Não dava pra filmar e sentir aquilo tudo ao mesmo tempo. Sorry!


Bem, me empolguei tanto com esse post que estava me esquecendo de contar alguns detalhes importantes. O espetáculo acontece ao redor do lago, a céu aberto e qualquer um pode assistir, certo? Mas eles organizam alguns setores privados para quem quiser um pouco mais de conforto. Como não sabíamos como funcionava, quando vimos a venda de ingressos pelo site de divulgação, compramos o setor da Ponte du Mont Blanc. Pagamos 50 francos cada, mas digo que vale o ingresso. Ali você fica sentado e pode contemplar tudo sem se sentir numa lata de sardinha – o que era a impressão que dava ao olhar quem estava do lado de fora (embora durante os fogos, não se ouvia um ruído). Havia setores mais caros (60 e 70 francos, mas quanto a isso não vi diferença). Na minha opinião, vale pagar pelo conforto, já que realmente os comentários da festa não mentem: pessoas do mundo inteiro estão ali para ver. A apresentação contempla vários idiomas e é possível você perceber em volta as diferentes nacionalidades. Tirei uma foto quando chegamos e acreditem: quando saímos tinha ainda mais pessoas ao redor. E mais uma vez tiramos o chapéu para a organização e educação do povo suíço: nenhum tumulto, nenhuma bagunça. Tudo na mais perfeita harmonia que a belíssima apresentação merece.




Outro detalhe que acho importante ressaltar para quem um dia vier é que não vale a pena ir de carro. Disso nós nos arrependemos. Como tínhamos alugado carro para fazer as compras da casa nova, aproveitamos e fomos nele pra Genève (o que dá outro post mais adiante). Chegamos à conclusão de que, ano que vem, iremos de trem mesmo. Pegamos muito engarrafamento e custamos a encontrar um estacionamento com vagas disponíveis. Depois de muita procura e oração, encontramos um até bem localizado e que não ficou caro (4 francos por mais ou menos 3 horas). Mas serviu de experiência: ano que vem, dando tudo certo, iremos de novo. Dessa vez, no bom e velho trem. 
Bem, acho que as fotos e vídeos falam mais que isso tudo aí em cima. Aproveitem e... voilà!




 


PS: Vale ressaltar que não sou muito boa em filmagens! :)

5 comentários:

  1. Sabe que pra quem gosta de fogos de artifício, vc tá me matando de inveja né Fer?
    Tá dando até vergonha dos nossos.

    ResponderExcluir
  2. "Vale ressaltar que não sou muito boa em filmagens!"*símbolo de um computador e um telefone*

    É, não é bem assim que a maioria das pessoas gravam algo, Fer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Rodrigo, só você mesmo! Só ressaltei minha não habilidade pra filmagem porque realmente não sou boa nisso. A filmagem é amadora, mas eu sou mais amadora ainda! rsrs
      A câmera do iphone ajuda (e muito!), mas eu tremo, me distraio e mexo, enfim... o resultado é esse! hahaha
      Bjoks e estou adorando que está acompanhando o blog!

      Excluir
  3. Nossa, Fer, só hoje consegui ver os vídeos...no computador da Re não deu, mas no meu rsrsrs....que beleza...deve ser emocionante mesmo. Bjinhos, amuuuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é??? Coisa de outro mundo, mamy! Queria muito que você estivesse aqui comigo, nesse e em vários outros momentos! Bjuuu! Amoooooo!!!

      Excluir