quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Veneza: primeiro dia, primeira parte

Bom, terminei o post anterior contando que chegamos a Padova por volta de meia-noite e comentei que foi lá que nos hospedamos. Veneza é uma cidade extremamente turística e, justamente por isso, tudo é caro. A começar pelos hotéis. Quando decidimos que iríamos mesmo passar nosso primeiro feriadão suíço lá, nossos primeiros passos foram reservar o carro e buscar por um hotel. Não faço questão de hotel 5 estrelas, mas sempre procuro por algo confortável que, ao fim do dia, me proporcione um bom banho e uma boa noite de sono. Tinha algumas dicas de hotéis para Veneza e, para minha surpresa, estavam todos esgotados. Os que ainda estavam disponíveis eram de um preço absurdo. Então partimos para o plano B: olhar cidades próximas não tão populares para passarmos a noite.

Sem saber, escolhemos a cidade de Pádua, Padova em italiano. Depois do hotel reservado, descobrimos que lá está a Basílica de Santo Antônio de Pádua. Sim, o Santo Antônio casamenteiro que conhecemos. Mas isso vou contar quando for falar de Padova, ok? Voltemos à Veneza.

Ainda durante as minhas pesquisas, soube que ir até Veneza de carro é mais complicado do que parece. Sim, é possível chegar até lá de carro, mas será necessário deixá-lo em um estacionamento - o único que existe na entrada da cidade - e pagar caro por isso também. Sabendo disso, achamos ainda mais fácil ficarmos hospedados em Padova. Assim, deixamos o carro no estacionamento do hotel e pegamos um trem para a estação Venezia Santa Lucia. A estação estava lotada, assim como tudo em Veneza nos dias que se seguiram. O trem leva cerca de 30 minutos e, embora rápido, não é dos mais limpos nem confortáveis. Ou talvez eu esteja muito acostumada com os trens suíços. A precisão com os horários também não é uma característica italiana. Por duas vezes nosso trem se atrasou e ainda bem que não precisávamos ser pontuais.

Ao chegar em Veneza, você tem duas opções: pegar um vaporeto para algum destino já selecionado ou caminhar até esse destino. Como estava um dia lindo e nossa intenção era conhecer mesmo a cidade, optamos por caminhar. Sendo assim, atravessamos a primeira ponte que fica à esquerda da estação e seguimos as placas para Rialto, nosso primeiro destino.

Uma coisa muito comum e fácil de se fazer em Veneza é... errar caminhos. Bem, as ruas são labirínticas e muitas vezes você só tem saída para o lado oposto que o mapa indica, o que obrigada a dar uma volta danada. Com isso, para conseguirmos chegar até a Ponte Rialto, caminhamos bastante e passamos antes pelo Mercado Rialto. Não fosse o cheiro de peixe teria sido uma bela visita. Brincadeirinha! Foi no mínimo interessante observar todos os tipos de barracas, ouvir a música italiana dos grupos que tocam ali, a céu aberto. Naquele momento, me aproximei do Grande Canal e me senti, de fato, na Itália. Foi ali que percebi que havia chegado em Veneza e que realizava um sonho. A emoção foi inevitável! Lembrei-me do meu avô e, mais uma vez, desejei que ele estivesse ali comigo. Principalmente na Itália!

Continuamos nossa caminhada e chegamos finalmente no nosso destino: Ponte Rialto, uma imensa estrutura toda de pedras datada da metade do século XVI. Não preciso nem dizer o quanto a ponte estava lotada, preciso? Além dos turistas que ali circulam e param para as fotos com a bela vista do Grande Canal, dos dois lados da ponte há vendedores de artigos diversos: as famosas máscaras, artigos de cristal de Murano, chapéus, lenços, camisetas... enfim, tem de tudo. Não tem como pegar a Rialto vazia, mas eu briguei pelo meu cantinho para tirar a famosa foto com o Grand Canale ao fundo.

Saindo da Rialto, passamos a seguir as placas para San Marco. Afinal, é lá que estão todos os pontos principais e imperdíveis de Veneza. Mas o caminho foi sem pressa, com diversas paradas não somente para apreciar os canais como para espiar as barracas e aproveitar o saboroso gelatto - sorvete italiano D-E-L-I-C-I-O-S-O!

Outras paradas obrigatórias são as Igrejas. Parávamos em todas que víamos pela frente e não nos arrependemos. A Itália é berço das belas artes e faz jus a isso. Todas as igrejas são repletas de pinturas e esculturas belíssimas, de cair o queixo. Mas vou fazer uma postagem especial para as Igrejas depois, pois esse post já está ficando imenso. Então vou terminar contanto um pouquinho da nossa chegada à Piazza San Marco.

A Piazza San Marco era tudo o que eu esperava: linda, imponente e encantadora. É impossível escolher para que lado olhar! É o cartão-postal de Veneza: O Campanille - sino mais alto de Veneza, a Basílica de San Marco, a Torre Dell'Orologio e as numerosas mesas que se estendem das portas Procuratie Vecchie e Nuove! Uma imagem deslumbrante!

A hora do almoço se aproximava, mas como tínhamos tomado um super café da manhã no hotel, decidimos primeiro subir para visitar o Campanille e ter a famosa vista da cidade que parece surgir das águas. E sim, parece! Impossível descrever, vou deixar que as fotos mostrem essa maravilha.

Extasiados por esse cenário, descemos para comer alguma coisa e seguir para o passeio de gôndola. Mas isso vai ficar para a segunda parte desse primeiro dia. Estou adorando deixar esse gostinho de quero mais... portanto, arrivederci, mais uma vez, e voilà!