quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Veneza: primeiro dia, segunda parte

Parei o primeiro dia na hora do almoço, certo? Bem, depois daquela vista maravilhosa do Campanário, descemos para comer alguma coisa e seguir para o passeio de gôndola. Tinha planejado a gôndola para o domingo, mas como a previsão era de chuva para o dia seguinte, resolvemos inverter, o que foi ótimo.

Mas vou voltar para o almoço - que não foi almoço. Há algum tempo recebi um e-mail que mostra os 10 mais belos cafés do mundo. Quando fomos para Buenos Aires, conhecemos um deles, o Café Tortoni, que recomendo pra todo mundo que for pra Buenos Aires. Nessa maravilhosa lista também está o Café Florian, em Veneza. Bem, desde nossa viagem em 2011 temos um costume: se a cidade tiver Hard Rock, uma das nossas refeições deve ser no Hard Rock. Propus então um novo hábito de viagem: se na cidade tiver um desses 10 cafés, vamos até ele também. Então lá fomos nós para o Florian, que fica bem ali, na Piazza San Marco, naquelas mesinhas lindas que se estendem das portas Procuratie Vecchie e Nuove.

Infelizmente, a visita não foi bem como eu esperava. O Florian é realmente histórico e tem lá a sua beleza. Afinal, ele existe desde 1720 e suas pinturas internas são dessa época: magníficas! No entanto, a estrutura me desapontou um pouco. As salas ficam separadas e o forte dele é do lado de fora. Não é como no Tortoni, que você se sente realmente em um café. O serviço do café foi outra grande decepção. Quem conhece o Tortoni sabe do que estou falando: lá é tudo maravilhoso e com um preço compatível aos demais estabelecimentos da cidade. No Florian, essa parte do preço não funciona bem assim. Tudo é três vezes mais caro. Como não tínhamos ainda noção dos demais preços venezianos e era o que tínhamos naquele momento, pedimos duas bebidas e uma pizza pra enganar a fome. Mini-pizza, que fique claro. Veio tudo lindo, em uma bandeja, uns petiscos extras, o maior glamour:


Mas pagamos 52 euros só por isso! Um roubo, fala sério! No dia seguinte, comemos em um restaurante super charmoso, pedimos duas pizzas bem maiores que essa daí, uma garrafa de vinho e uma água com gás e pagamos menos que isso. Portanto, minha recomendação sobre o Café Florian é: dê uma passada, conheça e tire fotos, mas vá comer em outro lugar. Outra coisa: esse famoso drink veneziano não me agradou muito... #ficaadica





Seguimos o passeio e fomos procurar as famosas gôndolas. Tinha lido no blog da querida Karla sobre as gôndolas piratas e, sinceramente, não queria passear em uma gôndola falsa. Sabia que não pagaríamos barato por esse passeio; mas para mim, ir a Veneza e não passear de gôndola seria o mesmo que não ter ido a Veneza. Então lá fomos nós procurar uma gôndola. Na primeira que paramos, o preço pedido foi de 100 euros! Meu Deus! A gôndola comporta 6 pessoas, mas não encontramos parceiros. Na parada seguinte, conseguimos um pequeno desconto e fizemos o tradicional passeio romântico por 80 euros. Só nós dois! E foi uma delícia! O gondoleiro era uma simpatia e nos contou várias histórias da cidade. Valeu a pena!






Passamos embaixo da Ponte dos Suspiros (primeira foto acima), como eu queria, e percorremos alguns dos pequenos canais. O passeio durou cerca de 40 minutos e o dia estava lindo. Foi tudo perfeito! Na saída, não pude deixar de tirar uma foto do Hotel Danieli, aquele do filme O Turista, com a Angelina Jolie e o Johnny Depp. De acordo com o nosso gondoleiro, a entrada lateral do Danieli (primeira foto logo abaixo) é exatamente aquilo que mostra no filme - que por sinal é ótimo, recomendo! Quem ainda não assistiu, vale a pena! Boa parte da história se passa em Veneza e é possível ver imagens lindas da cidade!




Bem, o post já está ficando gigante de novo, então vou para o último relato dessa segunda parte: o vaporetto. Como comentei, mudamos um pouco o roteiro devido à previsão de chuva para o dia seguinte. Tínhamos a intenção de ir até uma das ilhas que selecionei, o que deveria ser feito de Vaporetto - um ônbus-barco, na minha definição. Fomos para o Lido di Venezia, lugar que separa Veneza Santa Lucia do mar Adriático e que tem até uma praia. Um lugar simpático e agradável para passear: estava bem menos movimentado que Veneza e os preços são bem melhores. O problema é o tal do vaporetto. O negócio estava tão lotado, balança tanto e faz a viagem ser tão sofrida que desistimos de pegar outro para Murano ou Torcello. Nossa dose de vaporetto estava no limite. Andamos um pouco pelo Lido e voltamos para andarmos mais um pouco até a hora do jantar, que seria no Hard Rock para continuarmos aquela saga. Mas isso vou deixar para contar na parte 3. Fica de despedida (e claro, gostinho de quero mais) uma foto da praia veneziana e outra da vista do vaporetto (a única beleza desse meio de transporte). E voilà!



6 comentários:

  1. Eu tava tão encantada com Veneza que nem percebi o problema dos vaporetos e olha que passei 10 dias lá! Aliás, 10 dias de encantamento total. Pena vcs não terem ido a Torcello, foi um dos passeios de que mais gostei...Não comi no Florian, mas gastei um dinheirão no Harry's bar que era meu sonho! Mas, no fundo, acho que valeu a pena. Veneza deve ser a cidade mais cara da Europa (pelo menos da parte da Europa que trabalha com euro)mas depois que o tempo passa, a gente acaba achando que valeu cada centavo e que pagaria tudo de novo só para viver alguns momentos nessa cidade mágica!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas valeu a pena, Karla. Minha crítica ao Florian é que depois conheci outros lugares muito bons e bem mais baratos! Não fui ao Harry's, embora tenha ficado com vontade a partir do seu blog, mas o tempo era curto e, depois da experiência Florian, deixamos pra uma próxima. Mas ainda quero voltar a Veneza para fazer os passeios que não fiz e, quem sabe, ter uma outra impressão dos vaporettos. Mas o balanço geral certamente é positivo! beijos!

      Excluir
  2. Muito bem, gatinha! mamãe está cada vez mais orgulhosa de você!!! Seus textos são tão bem escritos que parece que estamos vivendo junto o que você conta.
    Beijinhos com saudade da mammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe é suspeita... rsrs
      Amo mto, mammy! e é muito bom tê-la por aqui como minha fã número 1! beijo enorme cheio de saudades também...

      Excluir
  3. Eu também estou adorando a narrativa e as descrições da netinha.A gente se integra na aventura.Beijos com muita saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aprendi a escrever com a melhor das melhores professoras, vovó! Amo muito! Saudade demais! Beijos!

      Excluir