sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Veneza: primeiro dia, última parte

Vocês não imaginam como estou amando fazer essas postagens segmentadas. Cada uma que termino já fico pensando na outra. Acho que é uma forma de prolongar essa viagem inesquecível. Vamos, então, para a terceira e última parte desse primeiro dia.

Depois de passearmos pelo Lido, pegamos o vaporetto de volta para a San Marco. A primeira intenção era ainda visitar outra ilha, mas como nossa experiência vaporetto não foi das melhores, concordamos em deixar San Giorgio, Murano, Burano e Torcello para uma próxima. Ainda era cedo para jantar, então fomos andar mais um pouco aos arredores da San Marco: uma caminhada mais do que agradável, afinal, estamos em Veneza. Tudo ao redor é convidativo e você só quer que dure para sempre. Momento propício para adquirir os famosos souvenirs para eternizar na estante os momentos ali vividos. São várias opções, desde ímãs de geladeira a camisetas. Na minha opinião, as miniaturas de gôndola são as mais significativas e não pude deixar de trazer uma pra mim.

Durante essa caminhada, tentávamos também encontrar duas igrejas que estavam no nosso roteiro: a de Santa Maria dei Miracolli e a Santa Maria dei Frari. A primeira, descobrimos que ficava do outro lado do Grand Canale, o que nos fez deixar também para uma próxima (definitivamente, teremos que voltar a Veneza). A segunda estava um pouco mais longe do que imaginávamos e só conseguimos encontrá-la no dia seguinte. Não, não passamos a noite procurando. Mas depois de pararmos na Igreja errada e começarmos a nos distanciar muito da San Marco, resolvemos deixá-la para o dia seguinte e retornamos para então termos o nosso jantar. Abaixo, algumas fotos dessa deliciosa caminhada.

Como comentei no post anterior, temos uma saga Hard Rock desde 2011. Quando descobrimos que Veneza possui um, decidimos ter nosso jantar de sábado lá, tomando o tradicional chopp e comendo nossa favorita Jumbo Combo. E o brownie de sobremesa, claro! Encontramos o Hard Rock e, infelizmente, foi nossa pior experiência com essa rede de restaurantes. Explico: pela primeira vez não pegamos fila para entrar. Bom, né? Era pra ser. Isso só aconteceu porque chegamos bem cedo. O espaço é pequeno e em pouco tempo lotou. Ótimo, tínhamos chegado mais cedo e já tínhamos a nossa mesa. Mas começamos a ser pressionados pelos garçons sobre nossos pedidos, se gostaríamos de mais alguma coisa ou se poderiam trazer a conta... enfim, uma situação um tanto quanto desagradável. NUNCA passamos por isso em Hard Rock nenhum, e já são 7 na nossa bagagem. Sabemos que a Europa tem esse padrão de "peça comida ou peça a conta", mas estávamos sem pressa, tomando nosso chopinho, comendo tranquilamente e consumindo! E digo mais: não fosse a pressão, teríamos consumido mais ainda.

Vocês devem estar me achando uma chata que não gostou de lugar nenhum para comer nesse primeiro dia. Mas juro, não é chatice. Tanto que as experiências do dia seguinte foram excelentes, mas contarei sobre elas no momento certo, ok? Fiquei triste de verdade com a experiência Hard Rock, pois não é do padrão Hard Rock, se é que me entendem. A única coisa boa que tiramos de lá foi a informação precisa de como retornarmos à estação. Como já era noite, não queríamos arriscar voltar a pé e acabarmos perdidos em alguma ruela veneziana. Embora estejamos na Europa, não dá pra arriscar, não é mesmo? Ainda porque conheço algumas histórias de quase assaltos em Veneza. Então nos rendemos mais uma vez ao vaporetto que levava à estação Venezia Santa Lucia. Para quem tiver interesse ao visitar Veneza, vale informar que o último passa por volta de 20h, 20h30. Depois disso, somente vaporettos noturnos, que demoram mais. Pelo menos foi essa a informação que recebemos no Hard Rock.

Como também não queríamos correr o risco de perder o último trem para Padova, nos apressamos para tomar o vaporetto das 20h e pouco. Ele leva mais ou menos uma hora até a estação, o que nos fez esperar cerca de 40 minutos para o nosso embarque. Mas foi uma viagem de vaporetto que valeu, pois já estávamos mega cansados de caminhar. E, por sorte, dessa vez conseguimos nos sentar. Ufa! Depois de tudo isso, só nos restou chegar ao hotel, tomar um belo banho e descansar para o dia seguinte, pois ainda tínhamos muitas belezas para conhecer na linda Veneza.

Esse foi o nosso primeiro dia na cidade mais romântica da Itália e espero que tenham gostado. Mas nossa aventura ainda não acabou. Volto já com nosso roteiro do segundo dia e ainda nosso passeio em Padova e a parada em Verona, na volta. Não deixem de acompanhar. Vou me despedir com uma foto noturna da Ponte dos Suspiros e outra que tiramos em frente à estação. Aguardo vocês nos próximos posts. Arrivederci, amigos, e voilà!